Área restrita

Assessment

Diagnóstico Empresarial – Processos de Recursos Humanos

PERFIL IDEAL

A Identificação do Perfil Ideal é a fase anterior ao processo de identificação do perfil comportamental do profissional. É elaborado para que sejam analisadas as necessidades reais que devem ser exigidas ao ocupante do cargo a que se refere a análise.

Normalmente, esta identificação é feita por pessoas estratégicas ou que pertençam ao comando principal da empresa, em combinação com a operação.

IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL

Aplicação da avaliação comportamental individual feita por intermédio de pesquisas com afirmativas objetivas de livre escolha (preferências).

Onde utilizar os resultados?

COACHING

Aplicação de processo estruturado que tem como objetivo o desenvolvimento de competências (músculos) por meio de um plano de ação e realizações consistentes destes planos

A base do Coaching é encontrar as respostas que já estão dentro de nós.

Como funciona?

A demanda normalmente surge a partir da solicitação do gestor e/ou da empresa, uma vez que o processo de Coaching é focado nas necessidades atuais e futuras da organização.

Fases

1. Levantamento de Dados

A etapa de levantamento de dados visa estabelecer as necessidades de desenvolvimento do indivíduo.

2. Definição de Metas e Plano de Ação

As competências a serem desenvolvidas são traduzidas em metas e objetivos de trabalho, resultando no Plano de Desenvolvimento do executivo. Também se definem os indicadores comportamentais, que permitirão avaliar o andamento e o sucesso do processo de mudança.

3. Execução

Semanalmente, nas reuniões de Coaching, por meio do diálogo, Coachee e Coach refletem sobre a execução do plano de ação, os resultados obtidos na sessão anterior e no intervalo entre àquela e a sessão atual. Nesta etapa, avaliam sucessos e fracassos, procuram identificar os motivos e planejam as atividades a serem realizadas para a reunião seguinte.

De forma geral, o Coach não apresenta as respostas para o Coachee, mas leva-o a refletir sobre a sua atuação e sobre as alternativas de atuação mais eficazes. Com isso, gera também no Coachee a capacidade de refletir sobre si próprio e incorporar novas mudanças impostas pela organização.

4. Avaliação do processo

Ao final do processo, recomendamos uma última sessão para avaliação e revisão dos resultados alcançados, verificando o sucesso do projeto e a avaliação de potencial continuidade.

COACHING DE EQUIPE

O objetivo do Coaching de Equipe é desenvolver as competências da equipe, gerando um resultado prático, onde todos os membros da equipe se beneficiam, respeitando as diferenças e necessidades individuais.

O foco do coaching de equipe é na ação futura, no que precisa ser feito para melhorar o desempenho como um grupo. Portanto, durante o processo de levantamento das competências a serem trabalhadas, o grupo é conduzido a tratar os assuntos de forma positiva e construtiva, evitando levantar pontos de conflito do passado. Os elogios são abertos, porém as criticas são tratadas de forma sigilosa.

São trabalhadas, geralmente, duas competências da equipe para cada aplicação do Coaching. O ideal é que participem apenas a Equipe e o Coach durante o processo. O processo tem duração de 12 horas, sendo 8 horas num primeiro dia e 4 horas no segundo, quando o Coach retorna à empresa para acompanhamento geral do progresso da equipe. Este acompanhamento geralmente ocorre após um mês da aplicação.

Benefícios do Coaching

FEEDBACK EVALUATION – Avaliação 360º

Ver a mesma situação por um novo ponto de vista faz uma grande diferença. Saber transmitir o parecer sobre o desempenho dos outros é um ponto fundamental para qualquer profissional que tem a responsabilidade de liderar equipes. Ninguém é completo a ponto de não precisar aperfeiçoamento.

DESIGN DA AVALIAÇÃO 360